A queda de um CEO...
Bob Diamond CEO do Barclays Bank demitiu-se hoje. Pagou as consequências de não ter sido bem informado do que se estava a passar a nível operacional na sua organização. Este é mais um caso em que o “comandante” não teve conhecimento completo do que se passava na “linha da frente”, ou a nível operacional. Não se esperaria que o responsável máximo do Barclays se envolvesse directamente nessa gestão, tal como não se espera que um general comande um batalhão. Para isso existem os Directores assistentes ou os oficiais adjuntos. Mas o CEO do Barclays como Comandante em chefe, teria de saber sempre se qualquer “operação” estava a ser bem liderada, e especialmente se as regras estavam a ser cumpridas.
E não seria no fim de cada mês através de folhas de excel, mas deveria ter sido em tempo real. Assim se teria descoberto um potencial problema antes de ele se materializar.
Mas porque teve que ser a instituição reguladora a descobrir? Porque não foi o sistema informático do banco a fazê-lo e alertar os responsáveis em tempo útil?
Actualmente existem sistemas de informação sofisticados como os que proporcionaram ao Presidente Obama assistir em “directo” á operação Bin Laden.
Ferramentas inteligentes e bem concebidas podem também proporcionar aos decisores estratégicos informação em tempo real. É só uma questão de haver vontade politica, poder e decisão para as implementar. Porque o seu custo seria uma fracção infíma da multa que neste caso o Barclays vai pagar.....
Luis Calçada
Reader Comments